quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Está aí o PEP

PEP são as siglas do Passaporte Electrónico Português, o novo documento electrónico, que apesar de ficar mais caro aos portugueses, é mais seguro e muito mais simples.

Para o adquirir tem que o solicitar nos Governos Civis ou nas Lojas do Cidadão, onde registam todos os dados que depois os enviam à Casa da Moeda, que por sua vez faz a verificação dos dados através do Bilhete de Identidade e o sistema averigua nos ficheiros do Ministério da Justiça e dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras se o utente pode possuir o documento, e só depois de averiguada toda a informação é que a casa da Moeda faz a emissão do PEP.

Este Passaporte Electrónico da era das Novas Tecnologias de Informação, tem como principal objectivo dificultar a falsificação e o uso indevido deste documento encetando no nosso país uma nova geração de documentos de identificação electrónicos, que zelam pela segurança da identidade de quem os obtém, além de ter também a vantagem de facilitar a entrada nos Estados Unidos uma vez que com o PEP não é necessário obter o “velho” visto, ao abrigo do Visa Waiver Program.

No início desta semana, foi feita uma demonstração de recolha de dados biográficos e biométricos, para exemplificar a simplicidade e a segurança do PEP.

O Governo Civil de Bragança já efectuou uma recolha de dados biográficos e biométricos, tendo o Governador Civil, Jorge Gomes, sido o primeiro cidadão do Distrito de Bragança a proceder à recolha destes dados para posterior emissão do Passaporte Electrónico.

Sem comentários:

Enviar um comentário